Cotidiano

A Situação Atual dos Ônibus Urbanos no Brasil: Uma Análise Completa

0

Qualidade do Serviço de Transporte

Em uma década, transporte público por ônibus perde 44,1% dos passageiros no Brasil

Mudanças de hábitos, e-commerce, home office e priorização de veículos particulares são as principais causas da queda na demanda por viagens, segundo dados inéditos do Anuário NTU 2023-2024. Aumento no número de cidades que subsidiam as tarifas ou adotam a tarifa zero podem ajudar a reverter esse quadro

O Brasil registrou uma redução de 44,1% nas viagens de ônibus no transporte público urbano nos últimos dez anos. Isso significa que, em 2023, os ônibus urbanos transportaram menos 19,1 milhões de passageiros equivalentes (pagantes) por dia, em relação à quantidade transportada em 2014 (gráfico).

O fenômeno se intensificou no período da pandemia: em comparação a 2019, o ano passado fechou com uma queda de 25,8%. Isso significa que, nos últimos quatro anos, um em cada quatro passageiros deixou de utilizar o transporte coletivo por ônibus, nas cidades pesquisadas. As informações, inéditas, são do Anuário NTU 2023-2024, produzido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Segundo especialistas do setor, a queda de passageiros pode ser explicada por diversos fatores, como o aumento do home office e do e-commerce, além da maior adoção de carros e motos. “Estamos num momento de transição. O setor vem se recuperando da dramática crise da covid-19, que intensificou a tendência de queda da demanda registrada nas últimas décadas, mas os dados mostram que a demanda de passageiros dificilmente retornará aos níveis pré-pandemia sem a adoção de novas políticas públicas, como um novo Marco Legal, priorização para o transporte público e incentivos governamentais”, refletiu Francisco Christovam, diretor executivo da NTU. “Estamos fazendo um seminário nacional para debater justamente a revitalização do transporte público e a reconquista do passageiro”, completou.

Perfil de Passageiros e Volume de Transporte

O perfil dos passageiros que utilizam os ônibus urbanos no Brasil abrange uma ampla faixa da população. Em 2022, mais de 32 milhões de pessoas utilizavam esse sistema diariamente, de acordo com dados da CNT. Essa dependência do transporte coletivo evidencia a necessidade de reformas que aprimorem a experiência do usuário. A diversidade de perfis, desde estudantes até profissionais, requer que os serviços se adaptem para atender a todos com eficiência.

Ônibus Cai em Lago Congelado na Noruega e Deixa Três Mortos e Vários Feridos

Previous article

Documentários

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Cotidiano