A Prefeitura de Jundiaí investiu cerca de R$ 52 milhões na compra de 68 novos ônibus, reduzindo a idade média da frota para três anos e elevando o padrão de conforto e sustentabilidade do transporte público. Essa foi a maior renovação em duas décadas, com veículos equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança, wi-fi, acessibilidade e carregadores de celular. Os motores Euro 5 e Euro 6 garantem maior eficiência e menor emissão de poluentes.
Entre 2017 e 2024, foram renovados 168 ônibus, totalizando hoje uma frota de 265 veículos que operam em 97 linhas municipais e atendem cerca de 90 mil passageiros diariamente.
Além disso, a cidade testou em julho um micro-ônibus 100% elétrico, com autonomia de 250 km e capacidade para 13 passageiros. O modelo, ideal para vias estreitas, passou por avaliação de desempenho, acessibilidade e economia, podendo ser integrado futuramente à frota municipal.
De acordo com o diretor de transporte público, Leslie Tealdi, a renovação demonstra o compromisso com qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente, aprimorando a mobilidade urbana em Jundiaí.
Mobilidade e meio ambiente
Outra novidade que circulou pela cidade, visando dar maior facilidade aos usuários que frequentam o Centro, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) recebeu, em julho, um micro-ônibus modelo Ankai OE – 6 I MICRO, veículo 100% elétrico, para período de testes.
Comments