CotidianoDestaques

Prefeitura de SP classifica 99Moto como ilegal e promete ação judicial contra o serviço

0

A Prefeitura de São Paulo criticou duramente o lançamento do serviço 99Moto, anunciado pela empresa 99 nesta segunda-feira (14). Segundo a administração municipal, a iniciativa de intermediação de viagens entre passageiros e motociclistas contraria o decreto 62.144/23, assinado pelo prefeito Ricardo Nunes, que desde janeiro de 2023 proíbe o transporte de passageiros por motocicletas na cidade.

Em nota, a prefeitura classificou a medida como “ilegal e irresponsável”, ressaltando que o serviço coloca em risco tanto motociclistas quanto usuários. A principal justificativa para a proibição é o aumento das mortes de motociclistas na capital paulista, que subiram 37% entre janeiro e julho de 2024, com 329 óbitos registrados, em comparação a 240 no mesmo período de 2023.

O prefeito Ricardo Nunes afirmou que a cidade tomará medidas judiciais e fiscalizatórias para interromper o serviço, que foi classificado por ele como uma “carnificina”. A Procuradoria Geral do Município já notificou a empresa, enquanto o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) determinou a suspensão imediata das operações do 99Moto.

Por outro lado, a 99 defende que o serviço tem amparo na lei federal de 2018, que permite o transporte individual privado por aplicativos, inclusive com motocicletas. A empresa alega que decisões judiciais, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), confirmam a legalidade da modalidade e que cabe às prefeituras apenas regulamentar, não proibir, o serviço.

Ônibus elétrico em teste se envolve em acidente com motociclista na Grande Natal

Previous article

Novos acidentes reforçam os perigos do transporte clandestino

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Cotidiano