Rádio Trem

Governo de SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13 nesta sexta-feira (28) na B3

0
Governo de SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13 nesta sexta-feira (28) na B3
Projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais conforto e eficiência para os passageiros
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realiza no dia 28/3 (sexta-feira) o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens. A sessão pública ocorrerá na sede da B3, em São Paulo.

 

O projeto prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, que trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária. Serão construídas 10 novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano.

As linhas também passarão por investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil.

A entrega de propostas pelas empresas interessadas foi realizada na última terça-feira (25), também na sede da B3. Confira no link do Diário Oficial.

O novo contrato trará uma série de inovações e aprimoramentos regulatórios, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária. Essa fase tem como objetivo garantir uma migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova concessionária, proporcionando mais segurança e continuidade na prestação do serviço.

O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.

A concessão do Lote Alto Tietê tem um forte impacto social, atendendo à Zona Leste e regiões metropolitanas de alta demanda, onde vivem mais de 4,6 milhões de pessoas. O projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais conforto e eficiência para os passageiros.

A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente em diferentes linhas:

Linha 11-Coral: O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Linha 12-Safira: O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.

Linha 13-Jade: O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.

Projeto de Lei que viabiliza extensão da Linha 5-Lilás é sancionado

Sua Opinião Faz a Diferença: Avalie a Empresa de Ônibus com a Qual Viajou!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Name
E-mail
Como você classificaria sua experiência geral com a empresa de ônibus em que viajou?
Pontualidade do ônibus foi satisfatória?
Como você avalia o conforto dos assentos e o espaço interno do ônibus?
Como foi o atendimento da equipe da empresa (motorista e equipe de apoio)?
A limpeza e higienização do ônibus estavam adequadas?
A comunicação de informações (paradas, horário de chegada, etc.) foi clara durante a viagem?
Você se sentiu seguro durante a viagem?
Escolha uma opçãoCom base em sua experiência, você recomendaria essa empresa a outras pessoas?

Viação Rosa amplia frota de BUS 17-280 no transporte urbano

Artigo anterior

Agricultor do oeste da Bahia bate recorde de colheita de soja no Brasil

Next article

Leia também

Deixe seu comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Rádio Trem